A falta de pacientes nas consultas é um coisa que acontece todos os dias nos consultórios médicos, muitas vezes os pacientes dependendo do convênio demoram 15, 30, 60 dias para conseguir consulta, esse prazo poderia ser bem menor se fosse avisado com antecedência, pois daria para comunicar outros pacientes para conseguir antecipar.
Então, pacientes que marcam suas consultas e, por algum motivo, não aparecem no consultório acarretam prejuízos não apenas a si próprios, mas também ao médico e aos outros pacientes, pois aquele espaço poderia ser preenchido por outra pessoa, infelizmente acaba ficando vago.
Além de prejudicar outros pacientes o não comparecimento acarreta prejuízos à clínica por gerar vários horários ociosos na agenda.
Além dos lembretes enviados pelas secretárias, como mensagem pelo celular, ligação ou cartão anotado a data, o paciente pode utilizar as seguintes dicas:
- Utilizar a agenda do celular ativando notificação para um dia antes e no dia da consulta;
- Marcar em sua agenda de trabalho o dia e horário da consulta;
- Pedir para parentes ajudar a lembrar da consulta marcada;
- Anotar a caneta em seu calendário de mesa ou de parede;
- Alguns e.mails como Gmail e Outlook oferecem calendários e lista de tarefas que no dia marcado ele mostra um lembrete em forma de email.
Imprevistos acontecem e ninguém está livre deles, mas o paciente ao avisar a impossibilidade de ir a consulta estará ajudando outro paciente e ainda poderá remarcar sua consulta com mais tranquilidade.
Eduardo Kitagawa
Clínica Z
Administrador
CRA/RS: 28.782