A Oftalmologista Dra. Theniza M. Uggeri Kitagawa que faz parte do Corpo Clínico da Clínica Z, apresenta dicas de uso de Lentes de Contato, que são consideradas práticas, discretas, estéticas e cada vez mais confortáveis, as lentes de contato são usadas por 2 milhões de brasileiros com predominância de mulheres, segundo a SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refrativa ). Não é para menos. Elas corrigem desde miopia, astigmatismo e hipermetropia até a ‘vista cansada' ou presbiopia, eliminando os óculos de leitura, sinal inconfundível da idade que a maioria das mulheres não gosta de revelar.
Para portadores de astigmatismo e ceratocone o último avanço são as lentes híbridas que combinam a flexibilidade e conforto das gelatinosas com a qualidade óptica das rígidas gás-permeáveis.
A Dra. Theniza alerta sobre o uso prolongado, manutenção e o armazenamento incorretos são as principais causas das complicações oculares. Os primeiros sinais de que algo está errado são olhos vermelhos, dor, sensibilidade à luz, visão embaçada e sensação de corpo estranho. Em geral, o desconforto surge de uma hora para outra. Mesmo sendo tolerável, o uso deve ser interrompido imediatamente e a busca de orientação médica é recomendada.
Com relação a alergia causada por lentes, qualquer substância que fique depositada nas lentes de contato pode provocar reação alérgica. É o caso das proteínas produzidas pelos olhos nos casos de má higienização, da umidificação da superfície ocular com água boricada e da limpeza feita com soro fisiológico. A alergia também pode ser desencadeada pela toxidade de maquiagem e cremes.
As principais recomendações para quem usa lentes de contato:
- Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes.
- Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe das lentes e estojo.
- Friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos.
- Não usar soro fisiológico ou água na higienização.
- Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo.
- Colocar as lentes sempre antes da maquiagem.
- Guardar o estojo em ambiente seco e limpo.
- Trocar o estojo a cada quatro meses.
- Respeitar o prazo de validade das lentes.
- Jamais dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno.
- Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista.
- Retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas.
- Não entrar no mar ou piscina usando lentes.
Dra. Theniza Maria Uggeri Kitagawa
Oftalmologista - Clínica Z
CRM-RS 23025